Atualizar seu principal produto no segmento mais disputado do mercado nacional não é uma tarefa fácil. Mesmo com o ótimo resultado da geração anterior, que aparecia na terceira colocação entre os SUVs, a Hyundai queria mais. Com isso, a marca iniciou uma enorme operação em torno do novo Creta 2022. Depois de muitos testes, lembrando que ele foi lançado lá fora antes de aparecer por aqui, a coreana começou a divulgar seu produto para os brasileiros. Aos poucos, imagens do interior foram mostrando detalhes sobre sua central multimídia, painel digital, teto solar panorâmico e outros equipamentos de destaque em suas versões.
Além disso, sua data oficial de estreia foi marcada em 25 de Agosto de 2021, o que superou as expectativas iniciais e agitou sua linha de produção nacional, na planta da marca em Piracicaba (SP). Finalmente, no dia marcado, o novo Creta 2022 foi apresentado oficialmente, chegando em quatro versões e com preço inicial.
. Um visual bem chamativo e polêmico
Normalmente, sempre começamos a análise de um lançamento por seu visual externo. No caso do SUV da Hyundai, esse será seu divisor de águas. Alguns dizem que o modelo tem uma forte personalidade, enquanto outros afirmam que a Hyundai perdeu a mão no quesito design. De um ponto de vista mais objetivo, ninguém pode negar que o novo Creta 2022 chama a atenção por onde passa, sendo esse o grande objetivo de qualquer modelo nesse segmento. No caso da Hyundai, a responsabilidade por trás disso é da linguagem visual chamada “Esportividade Sensual”. A dianteira do modelo realmente é imponente, recebendo inclusive algumas novidades exclusivas, como a grade hexagonal. O que se destaca, porém, é o conjunto óptico dianteiro dividido em quatro partes, sempre em LED na versão mais cara. As linhas do capô e na parte inferior do para-choque casam bem com o formato da grade, dando a impressão que se originam dela de uma forma bem expressiva. Detalhes prateados ou cromados também estão presentes. A lateral do Creta 2022 conta com uma moldura na parte superior, que termina na coluna C, além do vinco mais pronunciado na parte inferior das maçanetas. A linha de cintura é mais alta e as rodas podem ser de 16 polegadas (versão de entrada), 17 polegadas com acabamento diamantado (versões intermediárias) ou 18 polegadas diamantadas (topo de linha). Lembra do estilo dos faróis? O mesmo ocorre na traseira, com as lanternas divididas em diversas partes e com uma delas localizada no para-choque. Além disso, a tampa do porta-malas aparece recortada por todos os vincos que os designers da marca conseguiram colocar ali. No geral, o visual do Creta 2022 realmente é bem chamativo.
Grande o suficiente?
Em termos de tamanho, o Creta 2022 atualizou sua plataforma para crescer em quase todas as medidas, apresentando os mesmos números em sua ficha técnica que o modelo vendido globalmente. Com isso, o SUV mede 4,30 metros de comprimento (3 cm mais longo que o modelo anterior), 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e ainda conta com 2,61 m de entre-eixos (+ 2 cm), além de ter 19 cm de altura do solo. Mesmo com esse aumento tímido no entre-eixos, é fato que o renovado Creta 2022 oferece mais espaço para seus ocupantes. Por outro lado, não podemos dizer o mesmo sobre o porta-malas, que encolheu 9 litros e agora tem 422 litros. Em relação a seu principal rival e líder do segmento, o Jeep Renegade, podemos dizer que o Creta 2022 é maior e mais espaçoso. Com pequenas diferenças ele ainda fica na média de outros rivais, como T-Cross, Tracker e Kicks. Outra comparação óbvia com seus rivais estará na motorização. O novo Creta 2022 vem com dois propulsores, usando o 1.0 turbo GDI (o mesmo do HB20) nas versões de acesso, com 120 cv e 17,5 kgfm de torque.
.
.
Nos conte nos comentários se você gostou dessa dica, e compartilhe conosco suas experiências durante o trajeto com o seu veículo.
Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para todos os veículos da marca Hyundai e Kia, você encontra aqui.
Comentarios