top of page

Bateram no meu carro, o que devo fazer?


Primeiramente tenha certeza de que você está bem. Analise a situação com calma, veja se não há ferimentos pelo corpo que você pode não sentir no momento, por causa da tensão. Caso haja algum problema, chame ajuda imediatamente. Mas, se está tudo certo com você, o próximo passo é verificar se não há vítimas. Isso é com relação aos passageiros, caso você não esteja sozinho, e também referente aos outros veículos da pista. Caso haja feridos, chame ajuda de outras pessoas ao redor ou ligue para o número 190. Lembre-se: a omissão de socorro a vítimas de acidente é uma infração de trânsito gravíssima.


. Em relação ao veículo

Essa situação é um momento que exige atenção para verificar se o carro está em condições de rodar sem causar mais prejuízos. Em caso positivo, retire-o da rua e o estacione em um local seguro. Além de evitar mais acidentes, você também se livra de gerar multa por impedir a circulação de outros veículos, sem mencionar a possibilidade de perder pontos na carteira. E se o carro não estiver em condições de rodar, ligue para um guincho, deixe o pisca-alerta ligado e sinalize a estrada com o triângulo a 30 metros do automóvel.


. Em relação ao outro motorista

Em casos de colisão como essas, é preciso verificar a situação com o outro motorista. Quanto a isso, saiba que é necessário diálogo e calma, visto que a condição em si já é uma grande dor de cabeça, evite discussões desnecessárias. Um ponto importante é anotar os dados do outro condutor e seu carro, além de trocar contatos com ele. Se não houver brigas e nem feridos, a situação dispensa a presença da Polícia Militar. Por isso, é importante buscar resolver amigavelmente.


. Em relação ao registro do ocorrido

Registrar o ocorrido é muito importante, principalmente se o causador do problema ameaçar fugir de sua responsabilidade. Por isso, tire fotos da pista, dos danos causados e das placas dos automóveis envolvidos. Vale a pena também anotar os dados de testemunhas.


. Em relação ao BO

É sempre bom registrar um Boletim de Ocorrência (BO) para deixar tudo esclarecido e se proteger em casos de ter que acionar a justiça, por exemplo. Portanto, no BO precisa constar a cronologia do acidente e todas as informações pertinentes ao momento, sobre os veículos e dados sobre os envolvidos, incluindo as testemunhas.

.

.

Nos conte nos comentários se você gostou dessa dica, e compartilhe conosco suas experiências durante o trajeto com o seu veículo.

Peças e acessórios seminovos com garantia de procedência para todos os veículos da marca Hyundai e Kia, você encontra aqui.



Comments


bottom of page