. Calibre os pneus
Além de economizar na reposição (pneus murchos duram até 45% menos e são mais suscetíveis a furos e rasgos), a prática também ajudam o carro a gastar até 25% menos combustível. Lembre-se de calibrar os pneus sempre frios. Se possível, calibre-os com nitrogênio, que sofre menos variações por temperatura.
. Carregue só o necessário
Quanto mais pesado seu carro estiver, mais combustível ele gastará. Ou seja, mais peso exige mais força. E mais força consome mais energia. Quem tem porta-malas grande costuma aproveitar o espaço adicional para guardar uma série de quinquilharias. Evite a prática e carregue só aquilo de que realmente precisar.
. Cuide da aerodinâmica
Outra frente de redução de consumo é a aerodinâmica. Quanto menos resistente for o desenho de seu carro ao ar, menos força ele terá de fazer para manter velocidade. É por isso que qualquer apêndice, como bagageiro no teto, calhas nos vidros e carretinha, entre outros, deixa seu veículo mais gasto. Andar rápido com os vidros abertos aumenta o consumo exatamente por uma questão aerodinâmica. Evite tudo isso sempre que possível e preserve o bom trabalho que a fabricante de seu carro fez ao projetá-lo.
. Faça manutenção preventiva
Qualquer coisa que deixe seu carro funcionando com dificuldades aumentará o consumo. Filtros entupidos, óleo fora da especificação ou vencido, falto de líquido de refrigeração, freios raspando ou qualquer outro tipo de defeito, além de fazerem o carro te deixar na mão de uma hora para outra, tiram potência do motor, o que te obriga a pisar mais no acelerador para conseguir o mesmo desempenho.
. Freie o menos possível
Se o semáforo lá adiante está vermelho, não há necessidade de correr. Reduza a velocidade até que o semáforo fique verde. Basta diminuir o ritmo. A regra, neste caso, é manter o carro em movimento e evitar frear sempre que possível.
.
.
E aí, gostou dessa dica?! Nos conte nos comentários! Aqui na Hyundai e Kia você encontra peças e acessórios seminovos com garantia de procedência, para o seu veículo.
Comments